O objetivo do blog, além de mostrar os perfil das mulheres que frequentam TORCIDA ORGANIZADA é mostrar a realidade em que vivemos nos estádios, como são as atitudes tomadas em relação as mulheres que frequentam estádio. Não tenho como objetivo, ficar demonstrando quem é mais bonita ou quem não é, e sim, que representa mais a sua TORCIDA e principalmente o seu TIME.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

MIRIAN - SETOR 2!

Sábado, dia 05/02/2011, caminhei até a Rua Javari para assistir Juventus x Velo Clube (Rio Claro), partida válida pelo Campeonato Paulista 2011. Com ajuda do Max Aveiro, consegui contatar a nossa primeira entrevista do blog (VIVA!).

SETOR 2: JUVENTUS X VELO CLUBE
Primeiro comentar sobre a torcida, que não é uma torcida organizada (oi?! Fugindo do nome do blog, haha), e sim uma ‘Barra Brava’, que para quem não sabe o que é, são aquelas torcidas inspiradas no modelo latino americano de torcer, não apenas o clássico ‘argentino’ que todo mundo acha. O estilo ‘Barra Brava’ é diferente de uma torcida organizada, pois normalmente não tem uniformes, uma hierarquia de diretoria e presidentes e não costumam ter associados, é um movimento de torcedores para incentivar seu time. Outra coisa de diferente para as torcidas organizadas, é o estilo de torcer e das músicas, as barras costumam ter musicas maiores, que fale apenas de amor e incentivo ao time, ao contrário das organizadas que muitas vezes incitam a violência e coloca o nome das mesmas na músicas, outra coisa de diferente são os instrumentos, que utiliza-se da murga, de apitos, diferente de organizadas com surdos, caixas e repiques.

A Setor 2, barra do Juventus, é a primeira “barra brava” brasileira, que dentro da Rua Javari, fica localizada atrás do gol, e é lá que encontramos pela primeira vez a nossa entrevistada: Mirian. Logo após o jogo, me dirijo a Mirian, e super simpática me cumprimenta, iríamos fazer a entrevista, no bar próximo ao estádio, onde os torcedores juventinos se reúnem após o jogo.

Mirian, 26 anos, estudante, freqüenta a Rua Javari há mais ou menos 4 anos, e diz que começou a se viciar no time aos poucos, mas que hoje em dia a loucura é grande, e é essa loucura que a faz falar que nos dias atuais é apenas torcedora do Clube Atlético Juventus.

Vamos para a entrevista:

Mirian durante o jogo!
Como foi a sua entrada para a SETOR 2, houve algum preconceito?!
 “Houve uma resistência do pessoal, um pé atrás, o jeito de conversar as vezes era diferente, mas a partir do momento que fui freqüentando, participando, sempre ajudando a organizar as caravanas, os materiais da torcida, a impressão inicial foi saindo e hoje não vejo nenhuma barreira, sou tratada como igual por todo mundo que está ali dentro, todos os dias.”.

Houve algum preconceito CLARO no inicio?!
“Sempre tem, fica meio assim “daqui a pouco ta ficando com um”, aê está no bar vêm xavecar, acha que está aqui pra ‘catar’ homem, mas não é bem por aê, quando viram que era sério, que eu estava aqui para torcer, que eu fui me apaixonando pelo time, daí mudou muito a postura, e hoje em dia não tenho problema nenhum.”

E na SETOR 2, existem mais mulheres?!
Infelizmente é muito fraco, de menina que participa, vai pra jogo fora e organiza, acho que tem umas cinco meninas no máximo, mas aqui em casa, ainda vem mais gente, as meninas meio ‘turistas’, a maior parte vem acompanhando o namorado, mas aos poucos acho que a gente vai conseguir organizar o feminino”

Gosta da SETOR 2?! Falta de trabalho, faculdade?!
De mais, a gente se endivida para ir pra jogo fora, vira várias noites fazendo material.”

Seus pais, o que acham?!
Eles sempre tira aquele sarro ah torcer pro Juventus, nunca ganha, a caravana vai em moto, mas eu levo na esportiva.”

E sobre ficar no meio de muitos homens?!
“Não reclamam, eu sempre gostei de futebol, mesmo quando eu era do Corinthians ainda, ia pro estádio, não era de nenhuma organizada, então em relação a eles, eu acho que é tranqüilo.”

Falando sobre o Juventus...
“Uma coisa importante também que eu achei, que o Juventus me chamou atenção, além do incentivo da galera de estar sempre lá, é a questão que é um dos poucos times que não tem resistência de não ter se vendido. Você vê jogador comi Ronaldo, Roberto Carlos, você repara que não tem mais amor. Aqui, os jogadores ganham pouco, não tem uma estrutura de treino, treina em gramado sintético, você vê que rola uma dedicação mais apaixonada, não é uma coisa de futebol técnico, europeu, é mais na raça mesmo”.

Bom, essa é a nossa primeira entrevista aqui do blog, não sei se ficou bom (haha), mas eu gostei muito de ter feito, a Mirian é uma pessoa muito simpática, e vendo ela lá na SETOR 2, cantando todas as musicas, pulando junto, incentivando o time, sofrendo a cada gol perdido, e a comemorando a cada gol feito, dá para qualquer um perceber de que ela realmente TORCE pro Juventus, que ela é uma das VERDADEIRAS mulheres que representa nas arquibancadas. Obrigada Mirian, pela entrevista.

http://www.youtube.com/watch?v=ZCqBXoZ7HZ8 - Vídeo da SETOR 2! (não aprendi a colocar vídeo certo aqui ainda, VIVA!!)

UM SALVE PARA AS VERDADEIRAS TORCEDORAS!

4 comentários:

viagens de um mundo só meu disse...

Apesar de ter ouvido a musica do Juventus 50 vezes, a matéria ficou legal, é muito bom ver que podemos ter uma participação para incentivarmos nossas paixões.

Matheus Mota disse...

É impressionante, e lamentável, ver o preconceito que mulheres sofrem por irem no estádio, jogar futebol, ou qualquer atividade do genêro. E esse descaso vai para a mídia, que não dá a devida importância ao futebol feminino, e para os clubes, que não dão esse apoio. A mudança gergalmente começa das arquibancadas.

Boa sorte e bom futuro amiga, e que consiga fazer muitos trabalhos como esse.

Roberto disse...

Essa aí representa!!!

sports fan disse...

Hi, I came across your site and wasn’t able to get an email address to contact you. Would you please consider adding a link to my website on your page. We are happy to offer you a 10% discount to our Online Store if you do so. Please email me back and I would be happy to give you our link.

Thanks!

Frank
frank641w@gmail.com