O objetivo do blog, além de mostrar os perfil das mulheres que frequentam TORCIDA ORGANIZADA é mostrar a realidade em que vivemos nos estádios, como são as atitudes tomadas em relação as mulheres que frequentam estádio. Não tenho como objetivo, ficar demonstrando quem é mais bonita ou quem não é, e sim, que representa mais a sua TORCIDA e principalmente o seu TIME.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sarinha - Sancaloucos

Gente! Depois de mil anos eu estou de volta, pra quem prometeu que ia sempre postar, não estou cumprindo muito bem, mas espero continuar com alguma coisa a cada semana (ou mês, brincadeira...), mas estamos firme e forte. Hoje eu pedi pra Sara Donato (Sarinha) da Torcida Organizada Sancaloucos, torcida do São Carlos Futebol Clube, um time aqui do interior paulista, que recentemente subiu para a Série A2 do Campeonato Paulista. Ela fez um texto aqui pra gente, meio que um desabafo sobre todo o “nosso universo”, espero que gostem.



Sara Donato - Torcida Sancaloucos
“Sabe hoje ao fazer uma das minhas visitas diárias á uma comunidades no orkut relacionada á futebol me deparei com um tópico onde era direcionado para mulheres, as ' pseudos torcedoras '. Não é ironia como possa parecer para alguns, e muito menos inveja - como alguns “nerds” possam imaginar - e com toda certeza irão me criticar mais vou falar sobre algo que toda mulher que acompanha o seu time do coração e é de torcida organizada já teve vontade de dizer ou pensou.

            Normalmente nessas comunidades relacionadas a futebol, quando criam um tópico falando sobre as 'belas torcedoras do seu time'.
Opáaa pera lá. Bela em que sentido?
Então me deparo com fotos e fotos de meninas lindas, maravilhosas, com blusas de seu suposto time, fotos de espelho, foto com beicinho... ée mais só! Sabe aquelas meninas que vão apenas a clássico, ou chega no jogo de salto alto e com maquiagem pra festa ?
Com certeza vocês já viram uma dessas? Ou estou enganada?
Nada contra elas, magina gente, sou a favor da mulher  ser ela mesma, feminina e etc, mais não precisa exagerar né!
Mais com tudo isso sabe oque mais me irrita e me deixa chateada?
É que a visibilidade da mulher é muito pequena dentro do futebol, quando o papo é organizada fica pior, somos tachadas de “marias chuteiras”, que vamos à sede ou no estádio atrás de homem, sendo que pode até ter mulheres assim mais pra uns ai existe apenas 2 tipo de mulheres :
* As “marias chuteira” que vão atrás de homem; e
* As gostosas e famosas turista no estádio, que fica pagando de organizada em redes sociais!
           Realmente não sei de quem é a culpa, se é dos caras que dão mais atenção as lindinhas das torcidas do que  pras  guerreira que estão ali no dia-a-dia com eles, que vivenciam diariamente tudo que o time e a sua torcida passa, ou se a culpa é das meninas que deixam ser tratadas como objetas ou monumentos a serem admirados e só. E sendo assim as meninas que colam em jogos as meninas que amam realmente seu time e a entidade que representa acabam se desgastando com a falta de apoio e visibilidade fazendo um trabalho que muitas vezes não é reconhecido
Pensando bem tenho apenas um desabafo no fim de tudo isso que eu disse!
Somos fortes estamos na luta pela igualdade sim, somos minoria mais a qualidade é muita!
Mulheres seja lá torcedora de que time for, levanta cabeça e saiba que apesar de tudo somos vencedoras e estamos conseguindo nossos espaços a cada dia, mesmo que pra alguns o que vale mais é a gostosinha com cara de boneca, mais quem sustenta tudo isso somos nós e posso dizer ' Quem é de verdade, sabe quem é de mentira!”


Bom, não preciso nem comentar que concordo com tudo que ela disse não é? E pra variar, um salve pra verdadeiras, que sempre tão lado a lado com seu time e sua entidade.

8 comentários:

Liih disse...

assino embaixo concerteza ! mulher é sinonimo de garra e superação, e no quisito de conquistar espaço no campo, nao seremos diferente.

Danilo disse...

Perfeitoooo...Parabéns Sarinha..eu sempre defendi as mulheres nas bancadas..não pela beleza..mais sim pra apoiar e mostrar o seu amor...tem mta mulher que representa mais do que qualquer marmanjo...mais uma vez Parabéns.....e Mô...o blo ta ótimo..naum para de atualizar...beeijos Dan...GALOUCURA SOROCABA

. mô torquetti disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Caroll disse...

Infelizmente a verdade é essa: muitas meninas vão no estádio atrás de homens ou porque a cidade (no caso do interior) paralisou por causa de um jogo de final.
Torcer não é apenas passar uma maquiagem, tirar foto com a blusa do time, torcer vai muito além disso...
Parabéns pelo texto! Representou as torcedoras de uma forma geral. :)

Mariana disse...

Acho digno e importantíssimo este post.
Infelizmente o mundo é machista e nós apaixonadas pelo nosso time e acima de tudo, pelo futebol sofremos por ser minoria, mas só podemos mudar o mundo se ocuparmos o lugar que é nosso por direito.
Quando às "marias-chuteiras" agente percebe na hora quem são né? ir de salto alto e decotinho num estádio além de vulgar é desconfortável não é? então, se a paixão pelo time é tanta, como elas sobem no alambrado? pulam com a torcida? correm de um lado para o outro para xingarem o juíz e o banderinha? como elas fazem isso de salto? é só uma questão de pensar... eu frequento muitos estádios, amo futebol e vou à diversos jogos nacionais e internacionais e vejo como a mulher é tratada pela maioria (sempre existem exceções e MUITAS, mas...) dos homens que frequentam estádios pensam a respeito da mulher que,ou ela está ali pra catar torcedor ou pra tentar dar a sorte de sair com jogador. ISSO É MUITO TRISTE, eu apenas vou para me divertir, pra ver o jogo, pra conhecer a cultura de cada lugar... enfim, vou porque amo futebol... Parabéns pela iniciativa meninas!!!
Mariana Arruda Simoni
mariana.as@uol.com.br
www.pencefundamental.com.br

Fabiana Rossini disse...

Concordo com tudo também que li,frequento estádios,amo futebol,dou tudo de mim,apesar de agora não fazer mais parte de organizada,mas infelizmente se gostamos somos interesseiras,fanáticas,homem é normal,odeio esse machismo.Ai quando vai a bonitinha,gostosinha,todos ficam de cara,babando,mas nós quem estamos lá pra qualquer situação,nas viagens,nos momentos de crise do nosso clube,as vezes não somos reconhecidas.Ainda eu sendo casada tenho q ouvir,do meu marido que pra tomar cuidado pq ,pode ter segundas intenções nas amizades que tenho no estádio,pqp odeio isso.
Um dia isso vai mudar,por ter pessoas como as meninas que postaram aqui,que defendem seu ideal e vontade.
parabéns Mo linda,mamis adora vc!

Fillipe disse...

Parabéns Sara, belo texto infelizmente verdadeiro, claro que existem pessoas e pessoas dentro de torcida organizada, somos taxados por uma coisa que nem todos são, e o pior de tudo é que conseguimos taxar alguém sendo taxados, isso ocorre com as mulheres, que eu até entendo que tem minas que realmente fodem o rolé, que vão pra jogo realmente pra pegar homens, pra conseguir entrar no jogo grátis, pra colocar foto no orkut, pra colocar foto com diretor de torcida, e nesses quase 8 anos que tenho de torcida organizada, eu sei e todos sabemos que existem... Mais nesse tempo você sabe e descobre quem é quem, e você sabe sempre quando "o calo aperta" e não é qualquer uma que segura o bonde..

Parabéns a todas vocês que fazem a diferença, principalmente, torcedores de times do interior, onde a pegada é completamente diferente, o amor realmente fala mais alto que qualquer status

mais que são paulino fanático, sou apaixonado por torcidas organizadas e LUTO por esse movimento!

Quem é de verdade sabe quem é de mentira!

Abraços e Beijos
parabéns pela postagem

Fillipe Romano - T.T.I
ktatau_x_

L o o h disse...

Éé bem isso, Sarinha éé responsa, otimo papel frente a Sanca. Salve aee TSL + MDT